A Trilogia Matrix

the Matrix

The Matrix



As irmãs Wachowski (mudança de sexo) inspiraram-se no budismo para produzir Matrix, no espiritualismo, ocultismo, e filosofia. Em 1984 de George Orwell, messianismo, mitologia grega e celta, entre mais...Morpheus é o nome para o Deus dos sonhos na mitologia grega. Neo é o escolhido, o salvador, o Messias, qualquer religião no Mundo necessita ter um Salvador.
Trinity é a Trindade, representa a Grande Mãe- Filha e espírito santo.
Porque escolheram o nome Morpheus para o mestre de Neo? Na minha opinião talvez porque no sonho a alma pode emancipar-se, a alma pode viajar a outras realidades saindo desta.

Costuma pensar-se que o sonho é uma falsa realidade, no filme eles tentam mostrar o oposto, Neo era quem vivia numa realidade ilusória e Morpheus despertou-o para a realidade.
Reparem no filme, quando os personagens estavam ligados à Matrix eles não estavam lá fisicamente, no entanto, o corpo físico deles (no mundo real) reagia aos estímulos. Se na Matrix eles fossem feridos, no mundo real o corpo físico deles sofria os danos.

De certa forma o nosso corpo físico também reage aos estímulos do espírito quando ele viaja pela “matrix” do mundo dos sonhos. Se sentimos que vamos cair, o nosso corpo reage a esse estímulo e dá um solavanco na cama. O mesmo ocorre quando sofremos de algum mal espiritual ou ataque astral (ou obsessão espiritual) o nosso corpo físico e a saúde ressentem-se.

Morpheus apresentou Neo à “Oráculo”, tal como o filósofo Sócrates procurava o oráculo, que lhe dissera que ele era o mais sábio dos homens, ele duvidava. Neo também duvidava inicialmente ser o “escolhido”.

A Oráculo:

oraculo matrix
(actriz Mary Alice, em Matrix Revolutions fez de Oráculo, pois a anterior actriz Gloria Foster faleceu).

oracle matrix
(Gloria Foster)

Uma frase que me ficou na memória foi:
“A nossa escolha é a repetição das nossas escolhas “, pelo que depreendi:

As escolhas que fazemos agora, já foram pré-destinadas por nós, mas isso só faz sentido com a reencarnação. Antes de reencarnar conhecemos uma parte do nosso destino, já escolhemos certas provas pelas quais iremos passar, porém, ao nascer esquecêmo-lo… Mais tarde ao tomar certas escolhas, não temos consciência que já as havíamos tomado antes de reencarnar, mas o nosso destino já fora pré-conhecido por nós, assim faz sentido.“
A nossa escolha é a repetição das nossas escolhas “. Antes escolhemos, depois reencarnamos e vamos passar pelas provas que escolhemos, vamos vivê-las.


A Nave de Morpheus:

“Nabucodonosor”, era o nome do Rei Babilónico que tivera um sonho, mas não se recordava e vivia procurando uma resposta. Na nave havia uma inscrição “Mark III nº 11 “, que poderá ser uma alusão ao Evangelho de Marcos 3:11 que diz “E quando os espíritos impuros o viam, jogavam-se gritando : Tu és o filho de Deus”, (referência ao Neo?).

nave Nabucodonosor



Neo, Buda ou Cristo? 

matrix iluminado buda

Neo é uma inversão de One (o número um, o escolhido). Neo poderá ser a inversão de EON, Eon é uma Era de milhões de anos, segundo o calendário Maia estamos precisamente terminando esta Era e a próxima será a Era da paz, é justamente em busca disso que Neo foi, e ele foi na Logos. Neo transcendeu a realidade, tal como Buda se libertou de samsara (ciclo de reencarnações) e atingiu o estado de iluminação (Nirvana) ou Moksha (libertação da alma).
Buda significa algo como “ o desperto”, repare que no filme Morpheus disse a Neo “Acorde Neo”. Outra coincidência: Keanu Reeves (actor que representa Neo) foi o próprio Buda no filme “O pequeno buda”.

-Quando Neo parou as balas e olhou a Matrix, isso lembra-nos o caso de Buda quando enfrentando os exércitos de Mara, senhor da ilusão, tornava em flores os dardos e setas enviados contra ele. Numa cena a Oráculo examina Neo fisicamente, possivelmente para ver se encontrava alguma marca que evidenciasse ele ser o “escolhido”, no budismo isso também ocorre, procuram marcas na criança que pensam ser o Dalai Lama reencarnado. Neo também pode ser comparado Cristo, pois ele é o salvador, ele morre e ressuscita, ele ascende aos céus no filme. Numa parte do filme o rapaz Choi quando recebe o software pirata que Neo lhe deu (ainda era Thomas Anderson) diz:
“Você é o meu salvador, o meu Jesus Cristo pessoal “.


Cristo foi tentado no deserto, Neo também é tentado pelos agentes para trair Morpheus. Consta que Jesus viveu até aos 33 anos, ressuscitou 3 dias após a sua morte. Neo regressou à vida, na sala 303 (33), após o beijo de Trinity. Diante de três discípulos, as roupas de Cristo tornaram-se de um branco resplandecente (Mateus 17:2, Lucas 9:29), identicamente Neo brilha fisicamente após destruir o agente Smith.
No filme ainda falam do carma, toda a acção tem uma reacção, o carma é um ensinamento do hinduísmo, e posteriormente também desenvolvido pelo recente espiritismo, a lei de causa-e-efeito. Se toda a nossa acção tem uma reacção, isso prova que nem tudo acontece por acontecer, mas sim porque também fazemos as coisas acontecerem, também construímos o destino das situações.

No filme Neo tem vidência (Matrix Revolutions) vê através das coisas, hoje em dia temos psíquicos videntes que fazem isso. Quem consegue ter dupla-vista vê uma aura em redor de tudo, tudo tem uma aura energética, existem hoje alguns exercícios para desenvolver a vidência, mas ela irá desenvolver-se gradualmente ao longo da vida.

Neo voa, nós nos sonhos podemos fazê-lo igualmente, na realidade, existiram alguns médiuns que levitaram, foram raros casos, mas existiram. Ele também consegue agir com a mente sobre a matéria. No 1º filme também podemos observar isso, na casa da oráculo uma criança ensinou Neo a dobrar a colher com a força da mente, essa influência da mente sobre a matéria existe e chama-se psicocinese (alguns paranormais fazem-no). 

 
No filme 3 (Matrix Revolutions) ele parecia Cristo, estendido de braços abertos, nota-se que inclusive a luz que saiu dentro dele era em forma de cruz, a luz que ele libertou após lutar interiormente com o seu lado obscuro, destruiu toda a matéria. Isto mostra-nos como podemos lutar contra as nossas trevas interiores, transformando-as em luz, e a luz é espírito e o espírito domina a matéria, vencendo sobre ela.


O plano espiritual domina o material, foi isso que senti ao ver o desfeche do filme. No plano astral, ou no plano dos sonhos, nós podemos ser um “Neo” nessa Matrix (nessa realidade oculta), basta usar o pensamento, ao imaginarmos algo nos sonhos comprovamos que isso se concretiza, o pensamento é criador, pensar é agir no astral.

Neo deu vida a Trinity, como um Deus, pois só Deus daria vida...

Uma coisa no 2º filme (Matrix Reloaded), Neo ressuscitou a Trinity, Cristo ressuscitou, no filme talvez tentem fazer uma alusão a isso, mas ele ressuscitou quem ama, mas somente na matrix tinha poder para isso, pois no 3º filme Trinity morre e Neo não consegue devolver-lhe a vida. Isso indicaria que só na Matrix temos poder?

Neo e Trinity
Ou talvez… Só na Matrix não existe a morte, podemos agora reflectir isso tendo em conta a matrix que nos envolve, o plano espiritual, lá não há morte, a morte é somente neste plano físico. 

Mensagens Ocultas:


Reparei que na parte final, no braço da menina mulata tinha dois cortes a sangrar, um sobre o outro formavam uma cruz. … Os brincos da oráculo tinham um símbolo, muito pouco legível, mas reparei no “S” que é uma linha que dividia o círculo em duas partes, é o símbolo do I-ching… O yin e yang, preto e branco, a harmonia dos opostos, yin = feminino, escuro, morte, frio, passivo, e yang = branco, masculino, activo, vida, etc…

yin yang

Neo esconde o seu dinheiro num livro chamado "Simulacra e Simulação", que consiste num tratado bem conceituado que aborda temas sobre o que é "real" e o que é "simulação ou simulacra". Quando Neo abre o livro, o capítulo visível é Sobre o 'Niilismo'.

Simulacra and simulation

Música quando NEO encontra a Oráculo: Na cena em que Neo encontra a Oráculo, a música ao fundo é " I'm Beginning to See the Light " ('Estou Começando a Ver a Luz'), de Duke Ellington, numa clara referência às descobertas do herói. Algumas imagens no filme são momentos plenos de simbolismo.



Zion, mundo subterrâneo:

Em Matrix havia uma cidade subterrânea, fazendo lembrar o mundo subterrâneo em que se encontrava Hades, o senhor das almas. Podem ainda ter-se inspirado em Júlio Verne “Viagem ao centro da terra” ou nas teorias da Terra Oca. 


Os Agentes: 

agente Smith

Os agentes que perseguem Neo, fazem lembrar os “Homens de negro”, ou agentes da CIA que perseguem quem é contra o sistema, isto lembra os assuntos de conspiração.
Repare ainda quando capturaram Neo, introduziram nele um chip que se tornou numa espécie de crustáceo electrónico (mais tarde Trinity remove-o com um aparelho), os governos desejam há muito colocar um chip nos cidadãos como método de pagamento electrónico. Em casos de abdução extraterrestre também é colocado um chip nas pessoas.

O agente Smith interpretava Neo como sendo um vírus, pois Neo conhecia a Matrix e era contra o sistema, poderia colocá-los em perigo, tinham que “eliminá-lo”, o mesmo ocorre na nossa sociedade, quem pensar diferente do sistema, quem falar de conspirações e colocar algo em causa é perseguido.

O governo oculto, os Illuminati, não querem pessoas despertas (como Neo), querem pessoas ignorantes, controláveis, entende? O objectivo do agente Smith era destruir NEO? Ou Smith estava apenas procurando a sua própria salvação?

Smith ao matar Neo no primeiro filme disse que algo mudou... Tanto para ele quanto para Neo... E ele foi eliminado do sistema, pois não era mais o mesmo programa "Agente" de antes... Algo de Neo ficou impresso em Smith...Parece que Smith passou a ter algo humano... Assim ele é transportado ao mundo real (o único sobrevivente no final do filme)...Smith ainda disse no primeiro filme que gostaria de se libertar de tudo isso, por isso escolhe o exílio a ser apagado (lembre-se quando Smith dá uma injecção em Morpheus no primeiro filme para descobrir onde é Zion, mas depois pede para os demais Agentes o deixarem a sós com Morpheus...Aí ele disse querer libertar-se) Smith tem um objectivo (o objectivo que quer roubar de Neo como ele mesmo disse) ser Livre!

Quer ficar independente da Matrix... Por isso quer assimilar Neo de vez. O que explica a procura incansável de Smith por Neo.

Porque é que a Oráculo ajuda NEO a encontrar o Keymaker para ir ter ao Arquitecto (o que fez a Matrix )? A Oráculo faz com que Neo chegue ao arquitecto para recomeçar tudo... A Oráculo quer ver a destruição de Zion e seu recomeço... Quer uma parte de Neo seja assimilada pela Matrix para equilibrar a equação matemática... Mas se a Matrix quer que tudo aconteça, Porque é que os Agentes querem destruir o KeyMaker? Porque eles são programas independentes, a Matrix em si não tem controles sobre eles Quando você quer que um antivírus funcione, ele apaga os vírus, assim como os Agentes vão... Sem saber da real história que deve acontecer... ( o Key-maker ajudar Neo...) Isto faz lembrar os agentes da CIA ou do FBI, ou mesmo os polícias, que muitas vezes somente cumprem o papel deles, sem saber quem são os poderosos que estão por trás da cena, controlando tudo, os grandes negócios da droga, as grandes conspirações, ou grandes assassinatos políticos, etc. São apenas agentes mas ignoram o Plano Maior..

O Arquitecto: 

arquitecto matrix
Em “Matrix Reloaded” podemos ver um velhote de branco, o criador da Matrix, parece uma alusão à Maçonaria que fala de GADU (Grande Arquitecto do Universo).

Repare: No gnosticismo o arquitecto assemelha-se ao Demiurgo, um deus falso. Buda ao alcançar a liberdade espiritual (Nirvana) estado de iluminação, exclamou “Apanhei-te arquitecto, nunca mais tornarás a construir-me”, ele referia-se ao Ego, criador da falsa realidade em que vivemos. Nessa cena Neo estaria a fazer uma viagem interior a seu próprio ego? Aquele velhote seria uma alusão ao nosso ego, que devemos enfrentar para sair da realidade ilusória em que vivemos?

Neo e o arquitecto
Várias versões:

O Arquitecto disse a NEO que existiram outras versões dele anteriormente, os cinco precedentes dele decidiram cooperar com a Matrix e retornar à fonte, para salvar a humanidade. Isto recorda-nos a Reencarnação, em que existem várias versões de nós (em diferentes vidas) e após a morte retornamos à "fonte" e em seguida regressamos numa nova vida. Para além da Reencarnação, isso pode ser alusão a outra coisa : A Teoria da Simulação, se nós vivermos num mundo Holográfico controlado por entidades exteriores, podemos ser "programados" e podem surgir várias versões artificiais de nós próprios, seremos uma simulação sem ter consciência disso?

Cypher:

Cypher matrix
Ele é uma alusão a Judas, que traiu Cristo. Cypher traiu os colegas. Ele estava cansado de viver na realidade, a comida era péssima, e o ambiente, não havia aquele prazer ilusório da Matrix, ele queria voltar a viver na Matrix, comer aquela comida saborosa (mesmo que ilusória) ter acesso a todos os prazeres, a ilusão era mais saborosa que a realidade, queria esquecer tudo e voltar a viver na Matrix “ignorância é felicidade” dizia.
Algumas pessoas fazem o mesmo, não querem aceitar certas verdades por serem dolorosas demais, preferem viver felizes na ilusão, mas com menos preocupações. “Ignorância é felicidade”, ou: olhos que não vêm, coração que não sente.

Cypher (foneticamente assemelha-se a: cífer) repare na semelhança com o nome Lúcifer, ( imagine o nome deste modo: lucypher).


A Porta 101 poderia interpretar-se numerologicamente por 1 + 0 + 1 = 11 (número illuminati). Em Matrix Reloaded também surge o 101 (Irei mostrar adiante)...



Choi diz a Neo (ainda Thomas Anderson) és o meu Jesus Cristo pessoal, trata-se de um pré-aviso que no filme ele será o salvador...
Neo para Choi, trata-se de uma pergunta que colocamos a nós próprios várias vezes...



Morpheus (Deus dos sonhos) fala a Neo a diferença entre o real e o irreal, o que é a Matrix...

Morpheus matrix

«Qual verdade?» (pergunta Neo...).

É uma interessante perspectiva, pois na verdade somos escravos do sistema em que vivemos, das regras da sociedade, dos impostos, das limitações.

Aqui eu acrescento: Os meios de comunicação podem influenciar a nossa mente, construindo falsas realidades, ou por exemplo ao absorvermos excesso de informações negativas, telejornais, jornais, tragédias, políticos falando em desemprego, crime, impostos, dificuldades, crise económica, todas essas informações incutem na nossa mente uma sensação de descrença quanto ao futuro... Uma sensação de impotência, de angústia...

Achei interessante quando Morpheus disse que as máquinas cultivavam humanos, e liquefaziam os mortos para com esse líquido (dos mortos liquefeitos) alimentassem os vivos. Isto faz-me lembrar a reencarnação, da morte nasce a vida, ou seja uma pessoa "morre" e a sua alma dará vida a um novo corpo que nasce (reencarna).

No filme o conceito é igual, porém mais "futurista", os mortos liquefeitos dão vida aos bebés, a morte dá vida.

matrix casulos

Buda ao alcançar a liberdade espiritual (Nirvana) estado de iluminação, exclamou “Apanhei-te arquitecto, nunca mais tornarás a construir-me”, ele referia-se ao Ego, criador da falsa realidade em que vivemos. Nessa cena, Neo estaria fazendo uma viagem interior a seu próprio ego?



O "Arquitecto" seria uma alusão ao nosso ego, que temos que enfrentar, para sair da realidade ilusória em que vivemos?

Repare na luz, Neo ao entrar para a porta que conduz ao "criador" da matrix, vê imensa luz, o que significa que o arquitecto seria um portador da luz (como lucifer) ou um iluminado, um "arquitecto" de todas as coisas ( como na Maçonaria). Quando Neo entra na sala, o arquitecto exibe nos ecrãs a imagem do Universo, porquê? Penso que isso seja uma indirecta, dando a entender que ele seja o criador do universo, ou melhor: "GADU, Grande Arquitecto do Universo”, creio que os autores do filme passaram essa mensagem muito subtilmente.

arquiteto matrix

Ele está rodeado de centenas de ecrãs, ele "vê todas as coisas", seria uma alusão ao "olho que tudo vê" ? Sendo ele o criador da Matrix, seria o olho no topo da pirâmide ( da hierarquida do poder) o olho-que tudo vê, um personagem que no filme é luminoso, vestido de branco e a sala irradia muita luz quando Neo entra, seria ele o lucifer ( portador da luz) olho que tudo vê ? Neo pergunta "Quem és tu?" E o arquitecto responde "Sou o arquitecto" .

Não creio que tenham escolhido esse nome por mero acaso.


Em « Matrix Revolutions » a música de fundo é um cântico hindu dos Upanishads ( uma colecção de textos filosóficos hindus, são como instruções religiosas ) surgiram como comentários aos Vedas. Os cânticos na música de fundo são do discurso de Yoga Vashishta ao príncipe Rama.

Asato ma sad gamaya
Tamaso ma jyotir gamaya
Mrtyor mamrtam gamaya

«Da Ilusão conduz-me à verdade,
Das Trevas conduz-me à Luz,
Da Morte conduz-me à imortalidade »

Vidyam cavidyam ca yas
Tad vedobhayam saha
Avidyaya mrtyum tirtva
Vidyayamrtam asnute


«Aquele que conhece tanto o conhecimento e acção, com a acção vence a morte e com o conhecimento atinge a imortalidade».

indriyebhyah param mano
manasah sattvam uttamam
sattvad adhi mahan atma
mahato vyaktam uttamam

«Conheça-o como o Escolhido e deixe de lado todas as outras palavras. Ele é a ponte para a imortalidade».

Indriyebhyah param mano
Manasah sattvam uttamam
Sattvad adhi mahan atma
Mahato vyaktam uttamam

       

«Além dos sentidos está a mente, e além da mente está a razão, a sua essência. Além da razão está o Espírito no homem, e além disso está o Espírito do Universo, que a todos faz evoluir».

yada pancavatisthante
jnanani manasa saha
buddhis ca na vicestate
tam ahuh paramam gatim

«Quando os cinco sentidos e a mente estão quietos, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo».


bhidyate hrdayagranthis
chidyante sarvasamsayah
ksiyante casya karmani
tasmin drste paravare

«E quando ele for visto em sua imanência e transcendência, então os laços que selam o coração se apertam, as dúvidas da mente desaparecem, e a Lei do Karma não funciona mais.»




MATRIX RESURRECTIONS:

22-12-21, Dezembro de 2021 estreou Matrix Resurrections.
A data da estreia é simbólica numerologicamente 22-12-21 (21 é um 12 invertido, se lermos a data de trás para a frente fica quase igual).
Sinceramente, fiquei pouco impressionado, tal como milhares de fãs. Primeiramente, porque o Morpheus original (o actor Laurence Fishburne) não participou. Houveram muitas alterações, um lapso grande na história, há menos diálogos filosóficos, dá a sensação que produziram o filme apressadamente apenas para fazer lucro, com explosões e efeitos especiais, mas sem a mesma essência espiritual de outrora.
Sinceramente, não vou escrever texto sobre este quarto filme, ou a pouca simbologia que envolve.




Paralelos entre John Wick e NEO:




Veja na Amazon o meu novo livro: "Realidade Holográfica- Vivemos numa Simulação?".
São 230 páginas, cinco anos de pesquisa, retrocausalidade, física quântica, linhas temporais alternativas e eus-paralelos.
Somos uma simulação?
O Universo é consciente e o espaço-tempo possui código inteligente, novas pesquisas científicas sobre o tema, e mais.

Realidade Holografica

Agradeço que não plagie, se partilhar esta página mencione a fonte.



   Hostinger





Spiritual Matrix